Notícias

Advogada do Moura Tavares é coautora do livro “Direto, Tecnologia e Inovação”

11/10/2018

A advogada do Moura Tavares, Figueiredo, Moreira e Campos Advogados, Alissa Campos, é coautora do livro “Direto, Tecnologia e Inovação – Volume I”. O lançamento foi realizado no 22 de setembro, na Livraria D’Plácido e contou com as presenças de Alexandre Figueiredo, Leonardo Sandes e Clarissa Côrte Varella.

O livro é fruto de um projeto desenvolvido ao longo de três anos, com o objetivo de fornecer ao leitor uma visão abrangente e aprofundada sobre temas atuais relacionados a direito, tecnologia e inovação. Participaram 65 autores, provenientes de mais de 20 universidades e centros de pesquisa, nacionais e estrangeiros, de áreas como Direito, Economia, Medicina e Ciência da Computação, o que resultou numa obra com mais de mil páginas.

Autora do artigo “Circulação do Crédito, Inovações Tecnológicas e Títulos de Crédito Eletrônicos”, Alissa Campos conta que o trabalho busca analisar a influência das inovações tecnológicas no campo do Direito Privado, principalmente do Direito Empresarial, analisando a possibilidade da emissão e circulação dos títulos de crédito eletrônicos. “Para isso, buscou-se uma análise histórica e funcional dos conceitos abordados, verificando aspectos jurídicos e tecnológicos que possibilitaram a existência e validade destes instrumentos em aparato eminentemente eletrônico”, ressaltou Alissa.

“Os avanços tecnológicos galgados pela sociedade moderna são constantes e modificam as relações sociais, de modo que se passa a ter novas necessidades e enfrentar uma nova realidade que precisa ser reconhecida pelo direito. Neste contexto, o crescimento do e-commerce, a presença das novas tecnologias e sua influência nos contratos interempresariais e de consumo, afetam diariamente as práticas comerciais. Ademais, com o advento do gov.br ou Governo Eletrônico nota-se um reconhecimento governamental, a nível nacional, pela necessidade estabelecer políticas públicas capazes de se adaptarem a este contexto”, completa a autora.

A obra “Direito, Tecnologia e Inovação” busca, portanto, investigar diversos aspectos da relação entre direito e tecnologia, buscando uma interpretação funcional dos conteúdos, de forma a compreender o papel da inovação frente à realidade atual.

Alissa Campos, que atua área empresarial, é Mestranda em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Minas Gerias e graduada na mesma instituição. Cursou Wirtschafsrecht (International Business Law LL.B.) pela Hochschule Schmalkalden (Alemanha).

 

Na foto: Leonardo de Almeida Sandes, Alissa Campos e Clarissa Côrte Varella

Cadastre seu e-mail e receba nosso informativo


Belo Horizonte | São Paulo | Rio de Janeiro | Brasília | Juiz de Fora

© Copyright 2018 - Moura Tavares, Figueiredo, Moreira e Campos Advogados - Todos os Direitos Reservados